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Estudos de Psicologia (Campinas)

Print version ISSN 0103-166X

Abstract

MARTURANO, Edna Maria; TOLLER, Gisele Paschoal  and  ELIAS, Luciana Carla dos Santos. Gênero, adversidade e problemas socioemocionais associados à queixa escolar. Estud. psicol. (Campinas) [online]. 2005, vol.22, n.4, pp. 371-380. ISSN 0103-166X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-166X2005000400005.

Pesquisas sobre crianças com queixa escolar têm encontrado predomínio de meninos e altas taxas de problemas de comportamento, que estão associados a um prognóstico pobre quando ocorrem em contexto de adversidade ambiental. Este estudo objetivou investigar, nessa clientela, diferenças de gênero na ocorrência de adversidades e na sua associação com problemas de comportamento. Participaram 46 meninos e 29 meninas (7-12 anos), encaminhados a uma clínica-escola de Psicologia por desempenho escolar pobre. Problemas de comportamento foram investigados através do Inventário de Comportamentos da Infância e Adolescência de Achenbach. Uma escala de eventos adversos foi usada para levantamento de adversidades. A análise estatística indicou mais problemas internalizantes nas meninas, maior exposição delas à adversidade e diferenças de gênero nas correlações entre adversidade ambiental e comportamento. Os resultados podem subsidiar práticas de atenção psicológica a essas crianças, cujas necessidades transcendem o contexto escolar.

Keywords : adversidade ambiental; atendimento psicológico; crianças; estudantes; gênero; problemas socioemocionais.

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