SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue4Obstetric ultrasound and mother-fetus relationship in normal and abnormal diagnosesMusic preference, attitudes and antisocial behaviors among adolescent students: a correlational study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos de Psicologia (Campinas)

Print version ISSN 0103-166X

Abstract

BAHLS, Flávia Rocha Campos  and  INGBERMANN, Yara Kuperstein. Desenvolvimento escolar e abuso de drogas na adolescência. Estud. psicol. (Campinas) [online]. 2005, vol.22, n.4, pp. 395-402. ISSN 0103-166X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-166X2005000400007.

O objetivo da presente pesquisa foi investigar a história escolar de adolescentes internados para tratamento por uso de drogas, a partir de informações contidas em suas autobiografias. A análise baseou-se em autobiografias de treze moças e de quinze rapazes. Os conteúdos da categoria "história escolar" foram analisados e os dados encontrados são apresentados em quadros com suas respectivas subcategorias. Encontrou-se que o grau de escolaridade das moças era maior em relação ao dos rapazes, e menores os índices de reprovação e expulsão; já os rapazes, desde muito cedo, iniciaram uma trajetória escolar com dificuldades e abandono da escola. Os achados sugerem que fatores escolares podem prenunciar o abuso de drogas na adolescência. Tal compreensão oferece uma chance para nortear abordagens preventivas.

Keywords : abuso de drogas; adolescência; desenvolvimento escolar; gênero.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese