SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue4School development and adolescents' drug abuseShining the self: a non-conventional psychoanalytic experience author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos de Psicologia (Campinas)

Print version ISSN 0103-166X

Abstract

PIMENTEL, Carlos Eduardo; GOUVEIA, Valdiney Veloso  and  VASCONCELOS, Tatiana Cristina. Preferência musical, atitudes e comportamentos anti-sociais entre estudantes adolescentes: um estudo correlacional. Estud. psicol. (Campinas) [online]. 2005, vol.22, n.4, pp. 403-413. ISSN 0103-166X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-166X2005000400008.

Considerando que a preferência musical é pouco estudada para compreensão do comportamento anti-social, pretenderam-se conhecer as relações que esse construto guarda com os comportamentos desviantes, tendo em conta também as atitudes frente ao uso de maconha. Contou-se com uma amostra de 548 estudantes do ensino médio de escolas públicas (46,4%) e privadas (53,6%), sendo a maioria do sexo feminino (54,9%). Os participantes responderam à Escala de Preferência Musical, Escala de Atitudes frente ao Uso de Maconha e Escala de Condutas Anti-sociais e Delitivas, além de perguntas de caráter sociodemográfico. Os resultados indicaram que a preferência por estilos musicais anticonvencionais (heavy metal e rap) se correlacionou diretamente com as atitudes favoráveis frente ao uso de maconha e com os comportamentos anti-sociais e delitivos. Por outro lado, a preferência pelos estilos convencionais (pop music e música religiosa) apresentou um padrão de correlação inverso com essas variáveis. Foram observadas diferenças na preferência musical, nas atitudes frente ao uso de maconha e nos comportamentos anti-sociais e delitivos em função do sexo, tendo as mulheres se ajustado mais aos padrões convencionais vigentes. Esses resultados são consistentes com os previamente publicados. Conclui-se, todavia, que existe ainda um longo caminho a se explorar para que se possa oferecer uma explicação definitiva sobre a influência das preferências musicais.

Keywords : comportamento anti-social; maconha; música.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese