SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue4Suicide: epidemiological aspects in Limeira and surroundings from 1998 to 2002 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos de Psicologia (Campinas)

Print version ISSN 0103-166X

Abstract

CARRASCOZA, Karina Camillo; COSTA JUNIOR, Áderson Luiz  and  MORAES, Antônio Bento Alves de. Fatores que influenciam o desmame precoce e a extensão do aleitamento materno. Estud. psicol. (Campinas) [online]. 2005, vol.22, n.4, pp. 433-440. ISSN 0103-166X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-166X2005000400011.

O objetivo deste trabalho foi identificar fatores que influenciam a ocorrência do desmame precoce e do aleitamento prolongado. A metodologia envolveu a seleção de dois grupos de 40 mães, cujos filhos eram atendidos pelo Centro de Pesquisa e Atendimento Odontológico para Pacientes Especiais, Faculdade de Odontologia de Piracicaba, Universidade Estadual de Campinas. O grupo I era constituído de mães que desmamaram seus filhos antes do sexto mês de vida e o grupo II, de mães que estenderam a amamentação além do primeiro ano. As participantes responderam, primeiramente, a entrevistas individuais por meio de um questionário específico e, posteriormente, a um questionário socioeconômico. A entrevista foi gravada em fita de áudio para evitar a perda de informações verbais. Os resultados mostraram que as variáveis demográficas estão relacionadas ao sucesso ou insucesso da amamentação natural. Programas de saúde que analisam essas variáveis podem identificar mulheres com alto risco para a ocorrência do desmame precoce e proporcionar-lhes uma atenção mais sistematizada.

Keywords : amamentação; comportamento de cuidado da criança; crianças; mãe.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese