SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue1Social representations of professionals who work with AIDS attendance and treatment author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Estudos de Psicologia (Campinas)

Print version ISSN 0103-166XOn-line version ISSN 1982-0275

Abstract

SANTOS, Acácia Aparecida Angeli dos; VENDRAMINI, Claudette Maria Medeiros; SUEHIRO, Adriana Cristina Boulhoça  and  SANTOS, Ligia Angeli Dias dos. Leitura compreensiva e utilização de estratégias de aprendizagem em alunos de Psicologia. Estud. psicol. (Campinas) [online]. 2006, vol.23, n.1, pp.83-91. ISSN 0103-166X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-166X2006000100010.

Este estudo objetivou comparar o nível de compreensão em leitura percebido por alunos de Psicologia, as estratégias de aprendizagem utilizadas na superação dos problemas encontrados, bem como verificar a real dificuldade de compreensão dos alunos para responder ao teste de Cloze . Participaram 178 universitários, sendo 113 do 1º ano e 65 do 4º ano. O procedimento foi aplicado numa única sessão e consistiu de (a) leitura de um texto científico da área, (b) questões sobre as dificuldades percebidas e sobre as estratégias utilizadas para a sua superação e (c) aplicação de um teste de cloze em texto similar ao primeiro, visando à avaliação da compreensão em leitura. Observou-se diferença estatisticamente significativa no nível de compreensão em leitura com superioridade dos alunos do 4º ano em relação aos do 1º ano. Contudo os alunos do 4º ano perceberam-se com maior dificuldade na compreensão do primeiro texto, embora a diferença entre as turmas não tenha sido significativa. Os tipos de dificuldades de compreensão apontadas e as estratégias utilizadas pelos alunos apresentaram diferenças qualitativas entre as turmas.

Keywords : Compreensão de leitura; Desempenho acadêmico; Teste de Cloze.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License