SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue3Learning problems and the family role: an analysis based on the clinical practiceReading strategy scale for elementary school students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos de Psicologia (Campinas)

Print version ISSN 0103-166X

Abstract

CANHO, Paula Guimarães Motta; NEME, Carmen Maria Bueno  and  YAMADA, Midori Otake. A vivência do pai no processo de reabilitação da criança com deficiência auditiva. Estud. psicol. (Campinas) [online]. 2006, vol.23, n.3, pp. 261-269. ISSN 0103-166X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-166X2006000300005.

Este estudo visou investigar as vivências emocionais e mecanismos de defesa de pais de crianças com deficiência auditiva. Foram entrevistados 12 genitores masculinos, de 25 a 38 anos, com escolaridade de primeiro grau incompleto a superior incompleto. Dos entrevistados, sete eram pais de filhos únicos, três, pais pela segunda vez e um pai pela terceira vez da criança com necessidade específica. As respostas foram categorizadas e analisadas com base no referencial psicodinâmico e apresentam vivências de choque, ansiedade e angústia e o uso de mecanismos de defesa frente ao diagnóstico e implicações da deficiência. As defesas constatadas foram analisadas como reações situacionalmente esperadas, podendo favorecer formas mais realistas de enfrentamento posterior. Sugere-se que, assim como mães, pais vivenciam impacto e dificuldades emocionais frente ao diagnóstico de seus filhos. Diferenças de papéis familiares facilitam ao pai um menor envolvimento na educação da criança, devendo-se valorizar a sua importância no processo de reabilitação.

Keywords : Deficiência auditiva; Psicologia; Figura do pai; Família.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese