SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue4Alterity and humanistic psychology: an ethical reading of the Person-Centered ApproachFull nest: the young adult remaining at their parent´s home author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos de Psicologia (Campinas)

Print version ISSN 0103-166X

Abstract

FARINATI, Débora Marcondes; RIGONI, Maisa dos Santos  and  MULLER, Marisa Campio. Infertilidade: um novo campo da Psicologia da saúde. Estud. psicol. (Campinas) [online]. 2006, vol.23, n.4, pp. 433-439. ISSN 0103-166X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-166X2006000400011.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, estima-se que entre 60 e 80 milhões de pessoas em todo o mundo enfrentem dificuldades para levar a cabo seu projeto de paternidade e maternidade em algum momento de suas vidas. Desejar ter filhos mas se deparar com uma impossibilidade nesse processo produz uma ampla gama de sentimentos, tais como medo, ansiedade, tristeza, frustração, desvalia e vergonha, desencadeando por vezes quadros importantes de estresse. A situação de infertilidade pode provocar efeitos devastadores tanto na esfera individual como conjugal, e mesmo desestabilizar as relações do sujeito com seu entorno social, podendo ocasionar um decréscimo na qualidade de vida. Assim, este artigo objetiva propor uma visão integrada do sujeito segundo a qual os processos físicos estão intimamente relacionados com os psicológicos e sociais, incluindo a infertilidade como um campo de interesse da Psicologia da Saúde. Realizou-se, com essa finalidade, uma revisão de literatura.

Keywords : Ansiedade; Depressão; Infertilidade; Psicologia da saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese