SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue2Dream analysis in cognitive and behavior therapiesPsoriasis and its relation with psychological aspects, stress, and life events author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos de Psicologia (Campinas)

Print version ISSN 0103-166X

Abstract

SILVA, Juliana Dors Tigre da  and  MULLER, Marisa Campio. Uma integração teórica entre psicossomática,stress e doenças crônicas de pele. Estud. psicol. (Campinas) [online]. 2007, vol.24, n.2, pp. 247-256. ISSN 0103-166X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-166X2007000200011.

Observa-se, na área da saúde em geral, a existência de muitas doenças crônicas que exigem tratamentos contínuos que sobrecarregam o Sistema Único de Saúde com consultas recorrentes e custos elevados de medicamentos. Emerge a necessidade da busca por um entendimento complementar do melhor manejo do desequilíbrio físico e mental crônico. Aponta-se neste artigo a contribuição da abordagem da medicina psicossomática, que possui um entendimento abrangente do fenômeno do processo saúde e doença, considerando o ser humano integral, nas dimensões biopsicossocial, e buscando complemento para sua prática na atividade interdisciplinar. Este artigo pretende reunir informações dessa abordagem, da teoria do stress e das pesquisas realizadas na área de dermatologia, que consideram os aspectos psicossociais que influenciam na doença de pele. O intuito é integrar essas informações para que se possa pensar em diferentes possibilidades de tratamentos que contribuam para uma melhor qualidade de vida dos portadores de doenças crônicas de pele, em especial a psoríase.

Keywords : medicina psicossomática; psoríase; qualidade de vida; stress.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese