SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue3Psychotherapy with adults or children: expectations and social skills of psychology undergraduatesPsychometrics properties of Maslach Burnout Inventory in a multifunctional sample author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos de Psicologia (Campinas)

Print version ISSN 0103-166X

Abstract

ARAUJO, Ludgleydson Fernandes de; GONTIES, Bernard  and  NUNES JUNIOR, Jonsos. Representações sociais da cocaína: estudo comparativo entre universitários das áreas de saúde e jurídica. Estud. psicol. (Campinas) [online]. 2007, vol.24, n.3, pp. 315-323. ISSN 0103-166X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-166X2007000300003.

Este estudo investigou as representações sociais da cocaína entre estudantes, em final de curso, da área de ciências da saúde e jurídica da Universidade Federal da Paraíba. Participaram cem estudantes, a maioria do sexo feminino (55%), com média de idade de 27 anos. Foi utilizada entrevista semi-estruturada, aplicada individualmente, gravada mediante a permissão dos respondentes, para preservar o anonimato. Utilizou-se, para categorização dos dados, a análise de conteúdo temática de Bardin. Verificou-se que as representações estão ancoradas na identificação e pertença profissional dos universitários. Os estudantes de direito objetivaram suas representações sociais da cocaína na esfera legal e social. Os universitários de saúde objetivaram suas representações em aspectos relacionados ao tratamento e conseqüências orgânicas. Denota-se a necessidade da formulação de estratégias que sirvam de subsídios na formação de profissionais, nas suas práticas futuras de intervenção, de acordo com a necessidade dos usuários de drogas e seus familiares, bem como na promoção em saúde.

Keywords : cocaína; representações sociais; estudantes universitários.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese