SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue3Effect of the association of taste and music on the mood of childrenEcological contexts: furthering resilience, risk and protection factors author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Estudos de Psicologia (Campinas)

Print version ISSN 0103-166XOn-line version ISSN 1982-0275

Abstract

SILVA, Elza Maria Tavares  and  WITTER, Geraldina Porto. Compreensão de texto e desempenho acadêmico em estudantes de psicologia. Estud. psicol. (Campinas) [online]. 2008, vol.25, n.3, pp.395-403. ISSN 0103-166X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-166X2008000300008.

Objetivou-se estudar a compreensão de leitura e a sua correlação com disciplina específica e geral. Participaram 18 universitárias de Psicologia de escola privada, 5º período. Um teste de Cloze convencional (total possível de acertos=40) foi aplicado no início do período letivo, e outro, no final. Colheram-se também avaliações da disciplina Leitura e Escrita e de uma prova diagnóstica. No pré-teste, a compreensão variou de 13 a 23 acertos, no pós-teste variou de 12 a 22. Em Leitura e Escrita a variação foi de 6 a 9,5. Na diagnóstica, as notas foram de 5,5 a 9. Verificou-se correlação significativa (p=0,05 adotado para o trabalho todo) entre compreensão de texto pré e pós (ro=0,51); entre avaliação acadêmica na disciplina específica e na diagnóstica (r=0,32) não houve significância. Entre avaliação diagnóstica e pré-teste a correlação foi de 0,42, e o pós-teste foi 0,38. No todo, o teste T resultou em T=58 (n=17), sendo Tc=35. Conclui-se que Ho não foi rejeitada, pois não houve diferença entre as duas medidas. É possível também concluir que não houve melhoria em leitura e o nível em leitura não foi satisfatório.

Keywords : Compreensão de leitura; Leitura; Teste de cloze.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License