SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue3Effect of the association of taste and music on the mood of childrenEcological contexts: furthering resilience, risk and protection factors author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos de Psicologia (Campinas)

Print version ISSN 0103-166X

Abstract

SILVA, Elza Maria Tavares  and  WITTER, Geraldina Porto. Compreensão de texto e desempenho acadêmico em estudantes de psicologia. Estud. psicol. (Campinas) [online]. 2008, vol.25, n.3, pp. 395-403. ISSN 0103-166X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-166X2008000300008.

Objetivou-se estudar a compreensão de leitura e a sua correlação com disciplina específica e geral. Participaram 18 universitárias de Psicologia de escola privada, 5º período. Um teste de Cloze convencional (total possível de acertos=40) foi aplicado no início do período letivo, e outro, no final. Colheram-se também avaliações da disciplina Leitura e Escrita e de uma prova diagnóstica. No pré-teste, a compreensão variou de 13 a 23 acertos, no pós-teste variou de 12 a 22. Em Leitura e Escrita a variação foi de 6 a 9,5. Na diagnóstica, as notas foram de 5,5 a 9. Verificou-se correlação significativa (p=0,05 adotado para o trabalho todo) entre compreensão de texto pré e pós (ro=0,51); entre avaliação acadêmica na disciplina específica e na diagnóstica (r=0,32) não houve significância. Entre avaliação diagnóstica e pré-teste a correlação foi de 0,42, e o pós-teste foi 0,38. No todo, o teste T resultou em T=58 (n=17), sendo Tc=35. Conclui-se que Ho não foi rejeitada, pois não houve diferença entre as duas medidas. É possível também concluir que não houve melhoria em leitura e o nível em leitura não foi satisfatório.

Keywords : Compreensão de leitura; Leitura; Teste de cloze.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese