SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número3Qualidade de vida em idosas: a importância da dimensão subjetivaAvaliação do sofrimento psíquico da mãe acompanhante em alojamento conjunto pediátrico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicologia (Campinas)

versão impressa ISSN 0103-166X

Resumo

MENEZES, Igor Gomes et al. Escala de clima organizacional para organizações de saúde: desenvolvimento e estrutura fatorial. Estud. psicol. (Campinas) [online]. 2009, vol.26, n.3, pp. 305-316. ISSN 0103-166X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-166X2009000300004.

O clima organizacional, um dos construtos de maior complexidade na área organizacional, apresenta características que podem ser percebidas de formas distintas por diferentes profissionais. Este estudo teve como objetivo desenvolver e validar a Escala de Clima Organizacional para Organizações de Saúde. Para validar o instrumento foram investigados 668 trabalhadores da área de saúde, que responderam a 100 itens, distribuídos em 13 dimensões. Foi utilizada para estudo da validade a análise fatorial e, para exame da consistência interna, o cálculo do alpha de Cronbach. Os resultados apontaram como melhor solução fatorial a estrutura de 64 itens, dispostos em sete fatores. A consistência interna da medida foi de 0,934. A Escala de Clima Organizacional para Organizações de Saúde demonstrou boa qualidade psicométrica, considerando-se o contexto cultural investigado. Sugere-se, entretanto, a ampliação dos estudos para outros tipos de amostra e organizações, de modo a verificar a validade transcultural do construto.

Palavras-chave : Clima organizacional; Comportamento organizacional; Escala; Saúde; Validade de construto.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português