SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número1Instrumentos de avaliação da fobia social para crianças e adolescentes em língua portuguesaIntrodução às justificativas clínicas e teóricas da hipótese das paixões "tóxicas" índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Estudos de Psicologia (Campinas)

versão On-line ISSN 1982-0275

Resumo

OLIVEIRA, Cynthia Bisinoto Evangelista de  e  MARINHO-ARAUJO, Claisy Maria. A relação família-escola: intersecções e desafios. Estud. psicol. (Campinas) [online]. 2010, vol.27, n.1, pp.99-108. ISSN 1982-0275.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-166X2010000100012.

A partir de revisão de literatura, este trabalho analisa questões referentes à relação família-escola. Apresenta-se a definição de família, suas diferentes composições e sua função específica; abordam-se a especificidade da escola e a interdependência existente entre a família e esse sistema. Exploram-se concepções acerca desta relação, as quais são divididas entre enfoque sociológico e psicológico. Relatos de pesquisas que investigaram esta relação sob o ponto de vista dos diferentes atores envolvidos são apresentados. As reflexões desencadeadas pela revisão bibliográfica apontam uma relação marcada por situações vinculadas a algum problema, pela ação da escola em orientar os pais sobre como educar seus filhos, e pelo decréscimo da participação dos pais nas atividades escolares à medida que o filho avança nas séries. Diante do panorama atual das relações família-escola, tem-se o desafio de realizar novas pesquisas e contribuir para transformar esta relação por meio da valorização dos aspectos positivos relacionados ao processo educativo.

Palavras-chave : Relações pais-escola; Psicologia escolar; Educação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf epdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons