SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número1Instrumentos de avaliação da fobia social para crianças e adolescentes em língua portuguesaIntrodução às justificativas clínicas e teóricas da hipótese das paixões "tóxicas" índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicologia (Campinas)

versão impressa ISSN 0103-166X

Resumo

OLIVEIRA, Cynthia Bisinoto Evangelista de  e  MARINHO-ARAUJO, Claisy Maria. A relação família-escola: intersecções e desafios. Estud. psicol. (Campinas) [online]. 2010, vol.27, n.1, pp. 99-108. ISSN 0103-166X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-166X2010000100012.

A partir de revisão de literatura, este trabalho analisa questões referentes à relação família-escola. Apresenta-se a definição de família, suas diferentes composições e sua função específica; abordam-se a especificidade da escola e a interdependência existente entre a família e esse sistema. Exploram-se concepções acerca desta relação, as quais são divididas entre enfoque sociológico e psicológico. Relatos de pesquisas que investigaram esta relação sob o ponto de vista dos diferentes atores envolvidos são apresentados. As reflexões desencadeadas pela revisão bibliográfica apontam uma relação marcada por situações vinculadas a algum problema, pela ação da escola em orientar os pais sobre como educar seus filhos, e pelo decréscimo da participação dos pais nas atividades escolares à medida que o filho avança nas séries. Diante do panorama atual das relações família-escola, tem-se o desafio de realizar novas pesquisas e contribuir para transformar esta relação por meio da valorização dos aspectos positivos relacionados ao processo educativo.

Palavras-chave : Relações pais-escola; Psicologia escolar; Educação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português