SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue1Psychological preparation in the area of pediatric psychology at federal public university hospitalsExtra-familial sexual abuse: perceptions of the victims' mothers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos de Psicologia (Campinas)

Print version ISSN 0103-166X

Abstract

TEIXEIRA, Marco Antônio Pereira  and  DIAS, Ana Cristina Garcia. Escalas de exploração vocacional para estudantes de ensino médio. Estud. psicol. (Campinas) [online]. 2011, vol.28, n.1, pp. 89-96. ISSN 0103-166X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-166X2011000100009.

A exploração vocacional é essencial para o desenvolvimento vocacional e para as tomadas de decisão vocacionais. O objetivo deste estudo foi testar as propriedades psicométricas de uma versão adaptada para estudantes do ensino médio das Escalas de Exploração Vocacional, que avaliam duas dimensões de exploração vocacional: exploração de si e do ambiente. As escalas foram aplicadas a 436 estudantes de ensino médio (média de idade de 16,3 anos; 55,3% mulheres). Análises de componentes principais revelaram os dois componentes esperados, sugerindo a validade de construto do instrumento. Os índices de fide-dignidade obtidos também foram satisfatórios. Conclui-se que as Escalas de Exploração Vocacional são instrumentos válidos e fidedignos para avaliar exploração vocacional, podendo ser utilizadas em futuras pesquisas.

Keywords : Avaliação psicológica; Comportamento exploratório; Exploração de carreira; Exploração vocacional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese