SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número3Validation study of the classroom climate for creativity scaleFamily pillar and structure as risk factors to child stress índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Estudos de Psicologia (Campinas)

versión impresa ISSN 0103-166X

Resumen

SOUZA, Maíra Gabriela Santos de  y  PUENTE-PALACIOS, Katia Elizabeth. A influência do autoconceito profissional na satisfação com a equipe de trabalho. Estud. psicol. (Campinas) [online]. 2011, vol.28, n.3, pp. 315-325. ISSN 0103-166X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-166X2011000300003.

Os avanços do conhecimento relativo ao desempenho de equipes de trabalho revelam que atributos dos membros são importantes preditores. Dentre eles, a imagem que o trabalhador tem de si como profissional pode oferecer contribuições significativas a esse campo, especialmente em relação a variáveis afetivas, como a satisfação com a equipe. Acredita-se que essa autopercepção esteja associada à satisfação com o grupo. Para testar a hipótese, foi realizado um estudo empírico com informações coletadas por meio de questionários de 373 empregados de empresas de tecnologia. Os dados foram analisados a partir da construção de regressão hierárquica, tendo sido os quatro fatores da escala de mensuração do autoconceito avaliados como preditores. Os resultados evidenciaram que o conjunto de fatores explica aproximadamente 14% da variância da satisfação. Logo, entender qual a percepção que o trabalhador tem de si permite compreender uma parcela considerável da sua satisfação com a equipe de trabalho.

Palabras llave : Autoconceito profissional; Equipe de trabalho; Satisfação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués