Acessibilidade / Reportar erro

Construindo leitores: uma experiência de oficina de leitura

Building readership: a reading workshop experience

Este trabalho tem como objetivo estudar os efeitos da oficina de leitura sobre o "sujeito leitor ": crianças com dificuldades de aprendizagem de leitura e escrita. Trata-se de um estudo de caso que utiliza o método clínico-qualitativo. Descreve-se uma oficina de leitura que tem como instrumento principal a leitura de história de literatura infantil, a partir da qual se abrem espaços para diferentes formas de participação das crianças, como diálogos, desenhos, narrativas, entre outras. Aproxima-se a oficina de leitura do espaço potencial postulado por Winnicott: as autoras consideram como campo clínico as sessões de leitura de histórias em que o contato com as crianças é realizado a partir do reconhecimento da importância do holding e da posição de sustentação da psicopedagoga. Os resultados demonstram que a oficina de leitura criou situações humanas nas quais foi possível refletir sobre as próprias condições de vida das crianças. Propiciaram-se também a construção de seus conhecimentos cognitivos e o interesse pelo significado das palavras, o que ressignificou e despertou o desejo de aprender a ler e a escrever.

Dificuldade de aprendizagem de leitura e escrita; Espaço potencial; Oficina de leitura


Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II, Av. John Boyd Dunlop, s/n. Prédio de Odontologia, 13060-900 Campinas - São Paulo Brasil, Tel./Fax: +55 19 3343-7223 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: psychologicalstudies@puc-campinas.edu.br