SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número3The phenomenological notion of existence and psychological clinical practices índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Estudos de Psicologia (Campinas)

versión impresa ISSN 0103-166X

Resumen

PORCACCHIA, Sonia Saj  y  BARONE, Leda Maria Codeço. Construindo leitores: uma experiência de oficina de leitura. Estud. psicol. (Campinas) [online]. 2011, vol.28, n.3, pp.395-402. ISSN 0103-166X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-166X2011000300012.

Este trabalho tem como objetivo estudar os efeitos da oficina de leitura sobre o "sujeito leitor ": crianças com dificuldades de aprendizagem de leitura e escrita. Trata-se de um estudo de caso que utiliza o método clínico-qualitativo. Descreve-se uma oficina de leitura que tem como instrumento principal a leitura de história de literatura infantil, a partir da qual se abrem espaços para diferentes formas de participação das crianças, como diálogos, desenhos, narrativas, entre outras. Aproxima-se a oficina de leitura do espaço potencial postulado por Winnicott: as autoras consideram como campo clínico as sessões de leitura de histórias em que o contato com as crianças é realizado a partir do reconhecimento da importância do holding e da posição de sustentação da psicopedagoga. Os resultados demonstram que a oficina de leitura criou situações humanas nas quais foi possível refletir sobre as próprias condições de vida das crianças. Propiciaram-se também a construção de seus conhecimentos cognitivos e o interesse pelo significado das palavras, o que ressignificou e despertou o desejo de aprender a ler e a escrever.

Palabras clave : Dificuldade de aprendizagem de leitura e escrita; Espaço potencial; Oficina de leitura.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons