SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número4Considerações metodológicas sobre o estudo de caso na pesquisa em psicoterapiaStress em servidores públicos do instituto nacional de seguro social índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Estudos de Psicologia (Campinas)

versão impressa ISSN 0103-166X

Resumo

MALGARIM, Bibiana Godoi  e  BENETTI, Silvia Pereira da Cruz. O abuso sexual: estudos de casos em cenas incestuosas. Estud. psicol. (Campinas) [online]. 2011, vol.28, n.4, pp. 511-519. ISSN 0103-166X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-166X2011000400011.

A contribuição da perspectiva psicanalítica na compreensão do impacto do abuso sexual no funcionamento psíquico baseia-se na identificação da singularidade dos arranjos defensivos frente à angústia traumática. Assim, neste trabalho buscou-se compreender os processos mentais relativos ao funcionamento psíquico de vítimas dessa violência, a partir da perspectiva da teoria psicanalítica, além do impacto do processo traumático no funcionamento psíquico de dois casos de meninas em atendimento em um centro especializado para vítimas de abuso sexual. Para tal, foram utilizadas entrevistas de Hora de Jogo Diagnóstica e testes projetivos, como o Rorschach e o teste do desenho House-Tree-Person. Verificou-se que o funcionamento das meninas se caracterizava por uma dinâmica psíquica dissociativa de enfrentamento do trauma e por um processo identificatório ambivalente, que afetava a capacidade simbólica dos sujeitos. Em conclusão, o atendimento psicoterápico às vítimas de abuso sexual é um recurso indispensável no âmbito da saúde mental.

Palavras-chave : Abuso sexual; Feminino; Técnicas projetivas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português