SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue1Brazilian validation of Young schema questionnaire: short formBeing a combat officer in the Army: a transgenerational delegation? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos de Psicologia (Campinas)

Print version ISSN 0103-166X

Abstract

ALVARENGA, Patrícia; MAGALHAES, Mauro de Oliveira  and  GOMES, Quele de Souza. Relações entre práticas educativas maternas e problemas de externalização em pré-escolares. Estud. psicol. (Campinas) [online]. 2012, vol.29, n.1, pp. 33-42. ISSN 0103-166X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-166X2012000100004.

Este estudo investigou relações entre as práticas educativas maternas e os problemas de externalização na infância. Participaram 64 díades mãe-criança, selecionadas em escolas públicas (68,8%) e particulares (31,3%) de Salvador, Bahia, por meio de amostragem por acessibilidade e também por indicações feitas pelas participantes. Os dados foram coletados em visitas domiciliares ou nas escolas. As mães responderam a uma ficha de dados sociodemográficos, a uma entrevista estruturada sobre as práticas educativas maternas e ao Inventário de Comportamentos da Infância e Adolescência 4-18 anos. A análise de regressão linear múltipla revelou que o modelo que incluiu como variáveis preditoras dos problemas de externalização a escolaridade materna, a renda familiar e as práticas negociação e troca e punição física explicou 15,8% da variância nos problemas de externalização. Discute-se o impacto da punição física no desenvolvimento dos problemas de externalização e o poder preditivo do nível de instrução e da renda familiar em relação às práticas educativas parentais.

Keywords : Práticas educativas maternas; Problemas de externalização; Punição física.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese