SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue1The relationship between religiousness and quality of life in people living with HIVPsychological care for the human reproduction physician: a distinct clinical setting author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos de Psicologia (Campinas)

Print version ISSN 0103-166X

Abstract

YAMADA, Midori Otake  and  BEVILACQUA, Maria Cecília. Dimensão afetiva da pessoa com surdez adquirida, antes e após o implante coclear. Estud. psicol. (Campinas) [online]. 2012, vol.29, n.1, pp. 63-69. ISSN 0103-166X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-166X2012000100007.

Este estudo teve como objetivo averiguar, antes e após o uso do implante coclear, a dimensão afetiva em pacientes adultos com surdez adquirida, no que diz respeito às modalidades dos sentimentos egoicos, sentimentos em relação ao próximo, sentimentos de temporalidade e estados de ânimo. Participaram 44 adultos que realizaram o implante coclear no Centro de Pesquisas Audiológicas do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo de Bauru. Concluiu-se que, na vivência da surdez, houve predomínio de sentimentos negativos e de um clima afetivo de tensão e depressão, que levava o sujeito a uma vinculação negativa, de assintonia com o mundo. Entretanto, na vivência com o implante coclear, houve predomínio de sentimentos positivos e de um clima afetivo de tranquilidade e contentamento, observando-se uma vinculação positiva do sujeito e sintonia com o mundo.

Keywords : Afeto; Implante coclear; Psicologia clínica; Surdez.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese