SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue1Affective dimension of people with acquired deafness before and after the use of cochlear implantChanges in mothers' social support network during pregnancy and childbirth author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos de Psicologia (Campinas)

Print version ISSN 0103-166X

Abstract

MIRANDA, Keith Laura; SERAFINI, Paulo Cesar  and  BARACAT, Edmund Chada. O cuidado psicológico ao médico em reprodução assistida: um enquadre diferenciado. Estud. psicol. (Campinas) [online]. 2012, vol.29, n.1, pp. 71-79. ISSN 0103-166X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-166X2012000100008.

Profissionais da área da saúde entram em contato com o sofrimento humano mesmo quando não trabalham diretamente no campo da Psicologia. Este estudo baseou-se no referencial da psicanálise com vistas a compreender os aspectos do sofrimento humano que emerge para os médicos no exercício da reprodução assistida, e a importância do estudo do imaginário coletivo sobre situações de difícil manejo em suas clínicas. Participaram vinte e dois médicos que atuam em hospitais e clínicas do estado de São Paulo em âmbitos público e privado, independentemente de sexo, idade e tempo de formação. Foi utilizado o procedimento desenhos-estórias com tema, compreendido como procedimento dialógico. A entrevista caracterizou-se como uma situação especial de comunicação e expressão das emoções geradas nos atendimentos relacionados à temática proposta. Constatou-se a necessidade de proposição de espaços facilitadores da expressão emocional, que promovem a continência do sofrimento humano e a ocorrência de experiências reflexivo-vivenciais transformadoras do real.

Keywords : Atenção psicológica clínica; Pesquisa psicanalítica; Reprodução assistida; Sofrimento no trabalho.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese