SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número1A instituição de saúde mental como dispositivo social de produção de subjetividadeTreino em automonitoração e comportamentos de prevenção de diabetes tipo 2 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Estudos de Psicologia (Campinas)

versão impressa ISSN 0103-166X

Resumo

HONORATO, Tony  e  GEBARA, Ademir. Convergências entre a teoria de Lev Semionovich Vigotski e de Norbert Elias. Estud. psicol. (Campinas) [online]. 2012, vol.29, n.1, pp. 127-134. ISSN 0103-166X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-166X2012000100014.

Esta pesquisa aborda o problema da constituição da singularidade do indivíduo no social, assumindo como referência a concepção de Lev S. Vigotski de internalização e a concepção de Norbert Elias de individualização. O objetivo é identificar algumas convergências entre a teoria de Vigotski e de Elias. Para discutir suas proposições, fez-se uso da metodologia da pesquisa de natureza teórico exploratória em torno da teoria dos dois autores. Vigotski e Elias possibilitaram a compreensão de que as singularidades são processos e funções presentes na constituição das estruturas psíquicas e sociais.

Palavras-chave : Elias; Individualização; Internalização; Vigotski.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português