SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue2Intelligence and personality: a correlational study in an academic sample author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos de Psicologia (Campinas)

Print version ISSN 0103-166X

Abstract

BECKERT, Michele; IRIGARAY, Tatiana Quarti  and  TRENTINI, Clarissa Marceli. Qualidade de vida, cognição e desempenho nas funções executivas de idosos. Estud. psicol. (Campinas) [online]. 2012, vol.29, n.2, pp. 155-162. ISSN 0103-166X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-166X2012000200001.

A relação entre qualidade de vida e funções cognitivas em idosos tem sido pouco estudada. O objetivo deste estudo foi examinar a associação entre qualidade de vida, cognição e desempenho nas funções executivas de idosos. O estudo teve a participação de 88 idosos. Utilizou-se o método amostral de conveniência. Todos os participantes responderam sobre condições sociodemográficas, qualidade de vida (World Health Organization Quality of Life Group-Bref), funções cognitivas (Mini-Exame do Estado Mental e Instrumento de Avaliação Neuropsicológica Breve) e funções executivas (Teste Wisconsin de Classificação de Cartas). Os dados mostraram associações importantes entre os domínios de qualidade de vida Físico e Meio Ambiente e variáveis cognitivas, o que reforça a importância da cognição tanto na manutenção de cuidados físicos, quanto nas oportunidades de o idoso adquirir novas informações e habilidades no meio em que vive.

Keywords : Cognição; Envelhecimento; Habilidade cognitiva; Idoso; Qualidade de vida.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese