SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue2The relationship between ruminative thought and facets of neuroticismFamily and social projects aimed at young people: impact and participation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos de Psicologia (Campinas)

Print version ISSN 0103-166X

Abstract

PEREIRA, Rodrigo Fernando; DAIBS, Yasmin Spaolonzi; BRAGA, Paula Ferreira  and  SILVARES, Edwiges Ferreira de Mattos. Acompanhamento presencial e à distância para o tratamento da enurese noturna com alarme. Estud. psicol. (Campinas) [online]. 2012, vol.29, n.2, pp. 183-191. ISSN 0103-166X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-166X2012000200004.

A enurese é definida como a micção normal que ocorre durante o sono. Para o seu diagnóstico, são necessárias a idade mínima de cinco anos e frequência de pelo menos um episódio por mês. As causas mais consensuais são a poliúria noturna, dificuldades em despertar e a hiperatividade detrusora. O objetivo deste trabalho foi comparar crianças e adolescentes enuréticos que se submeteram ao tratamento com alarme, divididas entre dois protocolos de tratamento: presencial e à distância. Participaram do trabalho 61 crianças e adolescentes com idades entre seis e 17 anos e suas famílias. Todos participaram de duas sessões presenciais nas quais foram fornecidas informações sobre a enurese e o tratamento baseado no programa de espectro total. Os participantes foram alocados randomicamente entre protocolos de acompanhamento presencial (n=27) e à distância (n=34). Verificou-se que as crianças e adolescentes acompanhados à distância apresentam resultado comparável ao relatado na literatura, sendo uma alternativa viável ao acompanhamento presencial.

Keywords : Adolescente; Criança; Enurese; Tratamento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese