SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue2Family and social projects aimed at young people: impact and participationThe factor structure of the personal characteristics inventory author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos de Psicologia (Campinas)

Print version ISSN 0103-166X

Abstract

LACERDA, Valéria Rodrigues de; PONTES, Elenir Rose Jardim Cury  and  QUEIROZ, Cecília Lacerda de. Relação entre senso de coerência materno, condições socioeconômicas e percepção da saúde bucal. Estud. psicol. (Campinas) [online]. 2012, vol.29, n.2, pp. 203-208. ISSN 0103-166X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-166X2012000200006.

O objetivo desta pesquisa foi verificar a relação entre o senso de coerência materno das mães de pré-escolares e as variáveis idade, renda, escolaridade, trabalho, moradia e percepção da saúde bucal. Seiscentas e quarenta mães de pré-escolares do nível III (4 e 5 anos de idade) do município de Campo Grande (Mato Grosso do Sul) responderam a dois questionários, um para a caracterização socioeconômica e percepção da saúde bucal materna e outro para mensurar o senso de coerência materno. Os dados obtidos foram submetidos a análise estatística por meio do programa Bio Estat, versão 5.0. Para a comparação dos escores do senso de coerência materno foi utilizado o Teste Mann Whitney, ao nível de significância de 5%. Houve associação entre menores valores do senso de coerência materno e condições socioeconômicas desfavoráveis, assim como, em situação de stress, as mães apresentaram uma visão pessimista em relação à própria saúde bucal. Portanto, o senso de coerência materno tem fortes características psicológicas e pode ser um determinante de saúde bucal.

Keywords : Estresse psicológico; Resiliência psicológica; Saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese