SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue2Family, teenagers and parenting stylesA characterisation of poor school performance at the Centre for Applied Psychology of the Universidade Federal de Juiz de Fora, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos de Psicologia (Campinas)

Print version ISSN 0103-166X

Abstract

MONTAGNINI, Helena Maria Loureiro; MALERBI, Fani  and  CEDENHO, Agnaldo Pereira. Ovodoação: a questão do sigilo. Estud. psicol. (Campinas) [online]. 2012, vol.29, n.2, pp. 231-239. ISSN 0103-166X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-166X2012000200009.

O objetivo deste estudo foi identificar a intenção de revelar ou não para o filho, familiares e amigos a ovodoação e os motivos subjacentes. Participaram do estudo dez casais receptores de oócitos do Programa de Ovodoação da Universidade Federal de São Paulo. Foram realizadas entrevistas individuais, e os dados foram analisados segundo o método qualitativo. A maioria dos participantes relatou que não havia contado sobre a ovodoação para outras pessoas, assim como não tinha a intenção de contar para o filho. Foram alegados diversos motivos, acompanhados de temores relacionados às possíveis reações das crianças. O sigilo sobre a doação de gametas é uma questão complexa, que não deve ser respondida com regras simples e gerais, devendo-se considerar as especificidades de cada família e o contexto em que vivem.

Keywords : Comunicação sigilosa; Família; Ovodoação; Psicologia; Reprodução assistida.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese