SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue2Egg donation and the issue of disclosureBinge drinking: a bibliometric study (1999-2010) of articles published in the SciELO Database author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos de Psicologia (Campinas)

Print version ISSN 0103-166X

Abstract

RODRIGUES, Marisa Cosenza; CAMPOS, Ana Paula Soares  and  FERNANDES, Isabela Andrade. Caracterização da queixa escolar no Centro de Psicologia Aplicada da Universidade Federal de Juiz de Fora. Estud. psicol. (Campinas) [online]. 2012, vol.29, n.2, pp. 241-252. ISSN 0103-166X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-166X2012000200010.

A queixa escolar vem se constituindo, historicamente, como um dos motivos mais frequentes de encaminhamentos de crianças para os serviços-escola de Psicologia, traduzindo, pela sua complexidade, um desafio para a formação e práticas no âmbito da psicologia escolar/educacional. Diante da necessidade de aperfeiçoar o atendimento à clientela e o processo de triagem, o presente estudo objetivou analisar os prontuários referentes à queixa escolar de pacientes atendidos no Centro de Psicologia Aplicada da Universidade Federal de Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil, num total de 1.590 documentos, no período de 1996 a 2009. Os resultados quanto à clientela evidenciaram a prevalência de meninos na faixa entre 9 e 13 anos de idade, com predomínio de encaminhamentos oriundos de escolas de periférias da cidade. Quanto à queixa, constatou-se expressiva coocorrência de problemas comportamentais e de aprendizagem. Os dados permitem uma reflexão crítica acerca da queixa escolar e de alguns fatores contextuais, bem como a necessidade de aperfeiçoamento da ficha de triagem.

Keywords : Baixo rendimento escolar; Psicologia aplicada; Psicologia educacional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese