SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número3Estudos psicométricos preliminares da Escala Baptista de Depressão para AdultosTeste para Identificação de Sinais de Dislexia: processo de construção índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Estudos de Psicologia (Campinas)

versão impressa ISSN 0103-166Xversão On-line ISSN 1982-0275

Resumo

ALVES, Cássia Ferrazza; ZAPPE, Jana Gonçalves  e  DELL'AGLIO, Débora Dalbosco. Índice de Comportamentos de Risco: construção e análise das propriedades psicométricas. Estud. psicol. (Campinas) [online]. 2015, vol.32, n.3, pp.371-382. ISSN 0103-166X.  https://doi.org/10.1590/0103-166X2015000300003.

Adolescentes adotam comportamentos de risco que podem favorecer ou prejudicar seu desenvolvimento, o que demanda atenção científica e profissional. Este estudo apresenta o processo de construção e análise das propriedades psicométricas do Índice de Comportamento de Risco. O processo envolveu quatro etapas: revisão da literatura, seleção dos itens, análise preliminar do instrumento, análise final das propriedades psicométricas. Foi utilizado um banco de dados com informações de 466 estudantes de escolas públicas de Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul, com idade entre 11 e 19 anos. A versão final do Índice possui 17 itens, distribuídos em quatro fatores: comportamento sexual de risco, uso de substâncias, comportamento infracional e comportamento suicida. O instrumento apresentou consistência interna satisfatória (α = 0,84), assim como permitiu avaliar simultaneamente um conjunto de comportamentos de risco, bem como identificar a prevalência e coocorrência desses comportamentos em adolescentes ou jovens adultos, contribuindo para o desenvolvimento científico e profissional de atenção à adolescência.

Palavras-chave : Adolescentes; Comportamento de risco; Psicometria.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )