SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número1Os mortos e feridos na “guerra às drogas”: uma crítica ao paradigma proibicionista índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Estudos de Psicologia (Campinas)

versão On-line ISSN 1982-0275

Resumo

TOMBOLATO, Mário Augusto; MAIA, Ana Cláudia Bortolozzi; UZIEL, Anna Paula  e  SANTOS, Manoel Antônio dos. Preconceito e discriminação no cotidiano de casais homossexuais com filhos. Estud. psicol. (Campinas) [online]. 2018, vol.35, n.1, pp.111-122. ISSN 1982-0275.  http://dx.doi.org/10.1590/1982-02752018000100011.

Este estudo investigou as vivências de manifestações de preconceito e discriminação no cotidiano de cinco casais homossexuais com filhos. Os dados coletados por questionário e entrevista foram analisados pela técnica de análise temática. Os participantes atribuíram significados às suas vivências enquanto famílias homoparentais: assumiram o protagonismo social ao conseguirem gerar seus projetos de conjugalidade, maternidade e paternidade no embate com o contexto social permeado pela hegemonia dos valores da heteronormatividade. Os preconceitos vivenciados pelos participantes foram dirigidos aos seus modos de viver e por assumirem a parentalidade, desafiando convenções sociais e estereótipos de gênero. Entretanto, também se observou que atitudes como disposição e perseverança na luta pelos seus direitos demonstraram ser medidas protetoras contra o preconceito e a intolerância social. Um limitado número de estudos tem avançado na temática do preconceito e da discriminação voltados à família homoparental brasileira; logo, é inadiável dar visibilidade à discussão desse fenômeno.

Palavras-chave : Família; Homossexualidade; Pais; Preconceito.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )