SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número3Entendendo o sucesso e o bem-estar psicológico de crianças e adolescentes superdotados: concentrando-se nas forças do coraçãoAdaptação do Inventário de Habilidades Sociais Conjugais em Portugal: estudo preliminar de validação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Estudos de Psicologia (Campinas)

versão impressa ISSN 0103-166Xversão On-line ISSN 1982-0275

Resumo

SOUSA, Fernando Cardoso; MONTEIRO, Ileana Pardal  e  BICA, José Pires. A evolução das redes sociais na execução de projetos em um agrupamento escolar. Estud. psicol. (Campinas) [online]. 2018, vol.35, n.3, pp.265-274. ISSN 0103-166X.  https://doi.org/10.1590/1982-02752018000300005.

Este artigo compara as redes sociais existentes antes e depois da execução de projetos baseados no método de resolução criativa de problemas, adaptado para funcionar com grupos grandes. A apresentação do caso, desenvolvido junto a um agrupamento escolar, inclui a preparação e execução do fórum, a implementação de projetos de inovação e a medida das redes de comunicação existentes nas equipes, antes e depois da realização dos projetos. Os resultados comprovam a eficácia da metodologia para o estabelecimento de projetos de inovação. A análise das redes sociais permite compreender melhor o que se passa durante a execução dos projetos pelas equipes, seja em termos de liderança, seja quanto à evolução da rede de relações de trabalho. Do estudo deste caso, ressaltam características desejáveis para a melhoria do referido método de intervenção e para a construção de modelos de análise da execução dos projetos, a partir da evolução das redes sociais.

Palavras-chave : Criatividade; Inovação organizacional; Rede social.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )