SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36Valores Pessoais: o alicerce do relacionamento no recasamento com o ex-cônjugeO lugar do cuidado a adolescentes em uso de substâncias psicoativas, segundo sua perspectiva índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Estudos de Psicologia (Campinas)

versão impressa ISSN 0103-166Xversão On-line ISSN 1982-0275

Resumo

SILVA, Jorge Luiz da et al. Bullying, habilidades sociais, aceitação pelos pares e amizade de estudantes em transição escolar. Estud. psicol. (Campinas) [online]. 2019, vol.36, e180060.  Epub 28-Out-2019. ISSN 1982-0275.  https://doi.org/10.1590/1982-0275201936e180060.

O objetivo deste estudo foi avaliar as habilidades sociais, aceitação pelos pares e amizade de estudantes em transição escolar envolvidos em situações de bullying. Participaram 408 estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental, de seis escolas públicas do interior do estado de São Paulo, Brasil, 54,9% do sexo feminino, idade média de 11,3 anos (Desvio Padrão = 0,6). Os dados foram analisados mediante Análises de Variância e correlação de Spearman. Em relação às habilidades sociais, as vítimas agressoras apresentaram maior quantidade de respostas passivas e de respostas ativas em comparação com as vítimas, agressores e não envolvidos no bullying. Entretanto, somente os meninos vítimas agressoras foram significativamente mais rejeitados pelos pares e as meninas vítimas agressoras tiveram significativamente menos amigos. Os resultados indicam a necessidade do desenvolvimento de intervenções objetivando prevenir e reduzir o bullying no período de transição escolar, intervenções que sejam sensíveis ao gênero, em função das diferenças identificadas.

Palavras-chave : Bullying; Amigos; Rejeição (Psicologia); Desejabilidade social; Habilidades sociais.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )