SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37Arabic number writing in children with developmental dyslexiaReading strategies for the profoundly deaf Libras users: Benefits of speech and lip reading for strengthening linguistic skills author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Estudos de Psicologia (Campinas)

Print version ISSN 0103-166XOn-line version ISSN 1982-0275

Abstract

PICCOLO, Luciane da Rosa et al. Tradução e adaptação cultural da versão brasileira da Reading Anxiety. Estud. psicol. (Campinas) [online]. 2020, vol.37, e180169.  Epub Dec 05, 2019. ISSN 1982-0275.  https://doi.org/10.1590/1982-0275202037e180169.

A ansiedade de leitura refere-se a uma reação emocional negativa em relação ao processo de leitura, que motiva o indivíduo a evitar tais atividades. Até o momento, não existem instrumentos para avaliar esse construto na população infantil brasileira. Este estudo apresenta a adaptação cultural da Reading Anxiety Scale na versão breve, bem como o estudo de suas propriedades psicométricas. A adaptação foi conduzida de forma padronizada: tradução do instrumento para o português brasileiro; síntese das versões traduzidas; avaliação por juízes experts; avaliação do instrumento pelo público alvo; retrotradução; estudo piloto com amostra clínica; elaboração da versão breve; estudo piloto com crianças com desenvolvimento típico; e propriedades psicométricas. A análise fatorial foi utilizada para reduzir o instrumento, e os estudos de consistência interna e validade convergente sugeriram que essa ferramenta possui evidências iniciais de validade para a investigação da ansiedade de leitura na população infantil brasileira.

Keywords : Ansiedade; Crianças; Avaliação neuropsicológica; Ansiedade de desempenho; Leitura.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )