Serviços Personalizados
Artigo
Indicadores
Links relacionados
Bookmark
Sba: Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automatica
versão impressa ISSN 0103-1759
Resumo
SILVEIRA, Paulo Márcio; SEARA, Rui e ZURN, Hans Helmut. Seleção de fases em relés numéricos de linhas de transmissão baseada em análise multi-resolução via transformada wavelet. Sba Controle & Automação [online]. 2002, vol.13, n.3, pp. 327-336. ISSN 0103-1759. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-17592002000300011.
Este artigo apresenta uma nova abordagem para a detecção e identificação de tipos de faltas em linhas de transmissão. O procedimento de identificação é baseado na transformada wavelet associada a uma transformação modal. Dessa forma, os coeficientes wavelet dos sinais de falta, obtidos por análise multi-resolução, são então desacoplados. Para curtos intervalos de análise, os níveis de energia contidos nos sinais transformados são extraídos e comparados a limiares apropriados, determinando-se o tipo de falta. Uma falta pode ser reconhecida em menos de 2 ms após sua ocorrência. O programa EMTP/ATP é utilizado para validar os resultados.
Palavras-chave : Relés Numéricos; Identificação de Faltas; Reconhecimento de Padrões; Extrator de Características; Transformada Wavelet.












