SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número3Transmission loss allocation under combined pool and bilateral operationPrevisão de vazões médias mensais usando redes neurais nebulosas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Sba: Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automatica

versão impressa ISSN 0103-1759

Resumo

OLIVEIRA, Aurelio R. L.  e  SOARES FILHO, Secundino. Métodos de pontos interiores para problema de fluxo de potência ótimo DC. Sba Controle & Automação [online]. 2003, vol.14, n.3, pp.278-284. ISSN 0103-1759.  https://doi.org/10.1590/S0103-17592003000300007.

Os métodos de pontos interiores primal-dual e preditor-corretor são desenvolvidos para um modelo de fluxo de potência ótimo DC onde as leis de Kirchhoff são representadas por um problema de fluxo em redes com restrições adicionais. A estrutura matricial resultante é explorada reduzindo o sistema linear a ser resolvido a um sistema da dimensão do número de barras ou, opcionalmente, do número de laços independentes, cuja matriz é invariante ao longo das iterações permitindo que o método tenha uma iteração bastante rápida. Como conseqüência, um sistema linear cuja matriz varia a cada iteração deve ser resolvido. A dimensão deste sistema se reduz ao número de geradores. Resultados numéricos com implementação em C são apresentados para sistemas testes do IEEE e sistemas brasileiros de grande porte. O método de pontos interiores se mostra bastante robusto convergindo rapidamente para todos os casos testados.

Palavras-chave : Redes elétricas; fluxo de potência ótimo; métodos de pontos interiores; programação quadrática; fluxo em redes.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons