SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número3Previsão de vazões médias mensais usando redes neurais nebulosasAlto desempenho na proteção diferencial de transformadores de potência com a utilização de redes neurais artificiais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Sba: Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automatica

versão impressa ISSN 0103-1759

Resumo

LYRA FILHO, Christiano; VARGAS, Patrícia Amâncio  e  VON ZUBEN, Fernando José. Redução de perdas em redes de distribuição de energia elétrica através de sistemas classificadores. Sba Controle & Automação [online]. 2003, vol.14, n.3, pp.298-308. ISSN 0103-1759.  https://doi.org/10.1590/S0103-17592003000300009.

O problema de minimização de perdas técnicas em redes de distribuição de energia elétrica corresponde à definição da melhor configuração da rede, através do controle do estado das chaves seccionadoras do sistema. Usando uma terminologia de grafos, resulta um problema de otimização combinatória cuja solução requer a definição de uma árvore geradora de custo mínimo para a rede. Com o propósito de tratar o caso de perfis de demanda variantes no tempo, este trabalho apresenta os primeiros resultados obtidos com o uso do conceito de sistemas classificadores, uma abordagem de computação evolutiva, para encontrar configurações de rede próximas às de perdas mínimas. Seu principal atrativo é a possibilidade de aplicação à supervisão de redes em tempo real, propondo configurações que levem à redução de perdas sempre que forem identificadas variações significativas de demanda.

Palavras-chave : Distribuição de energia elétrica; minimização de perdas; demanda variante no tempo; sistemas classificadores; computação evolutiva.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons