SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número3Redução de perdas em redes de distribuição de energia elétrica através de sistemas classificadoresInterpretação lingüística da operação ótima de uma usina hidroelétrica através de redes neurais nebulosas adaptáveis índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Sba: Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automatica

versão impressa ISSN 0103-1759

Resumo

SEGATTO, Ê. C.; COURY, D. V.; TAVARES, M. C.  e  CAMPOS, P. E. G.. Alto desempenho na proteção diferencial de transformadores de potência com a utilização de redes neurais artificiais. Sba Controle & Automação [online]. 2003, vol.14, n.3, pp.309-320. ISSN 0103-1759.  https://doi.org/10.1590/S0103-17592003000300010.

Este trabalho apresenta uma técnica alternativa para a proteção de transformadores de potência utilizando a lógica diferencial associada ao uso de Redes Neurais Artificiais (RNAs). Este artifício é utilizado na distinção entre faltas internas e correntes de inrush, que surgem durante a energização do transformador. O programa EMTP-ATP (Electromagnetic Transients Program) foi escolhido como ferramenta computacional para a simulação do transformador de potência com o objetivo de gerar dados de treinamento e testes para as RNAs. Um programa em linguagem FORTRAN foi implementado a fim de avaliar o algoritmo completo da proteção diferencial e resultados promissores relativos ao novo método foram obtidos.

Palavras-chave : Proteção de Sistemas Elétricos; Transformadores de Potência; Proteção Diferencial; Redes Neurais Artificiais (RNAs).

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons