SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número3Alto desempenho na proteção diferencial de transformadores de potência com a utilização de redes neurais artificiaisMedição de viscosidade de líquidos pelo método de múltiplas reflexões acústicas com conversão de modo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Sba: Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automatica

versão impressa ISSN 0103-1759

Resumo

SILVA FO., D.; BALLINI, R.; SOARES FO., S.  e  CARNEIRO, A.A.F.M.. Interpretação lingüística da operação ótima de uma usina hidroelétrica através de redes neurais nebulosas adaptáveis. Sba Controle & Automação [online]. 2003, vol.14, n.3, pp.330-337. ISSN 0103-1759.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-17592003000300011.

Este artigo apresenta uma metodologia para interpretação lingüística da operação ótima de uma usina hidroelétrica. Trata-se de uma abordagem de controle ótimo na qual uma Rede Neural Nebulosa trabalha em paralelo com um otimizador determinístico. Após a fase de treinamento, o conhecimento adquirido pela rede é transformado em uma base de regras do tipo se < antecedente > então < conseqüente > , o que permite que a operação ótima seja interpretada lingüisticamente através de regras simples. Os resultados mostram que a rede utilizada é capaz de aprender as decisões numéricas do otimizador e pode funcionar como uma espécie de intérprete, traduzindo os dados numéricos em sentenças que podem ser facilmente compreendidas por seres humanos.

Palavras-chave : Sistemas hidroelétricos; controle inteligente; otimização; sistema híbrido nebuloso; suporte lingüístico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons