SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1Estabilidade robusta de sistemas lineares através de desigualdades matriciais linearesFiltros recursivos lineares e controle ótimo para sistemas lineares com variações abruptas e observações parciais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Sba: Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automatica

versão impressa ISSN 0103-1759

Resumo

COSTA, Oswaldo L. V.  e  NABHOLZ, Rodrigo B.. Otimização robusta de carteiras utilizando desigualdades matriciais lineares. Sba Controle & Automação [online]. 2004, vol.15, n.1, pp. 41-52. ISSN 0103-1759.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-17592004000100006.

O objetivo deste trabalho é formular um problema de seleção robusta de ativos utilizando média-semivariância em termos de um problema de otimização com desigualdades matriciais lineares (LMI). O modelo de média-semivariância usa como função risco uma combinação convexa das semivariâncias (acima e abaixo do retorno esperado) do erro de rastreamento (a diferença entre os retornos da carteira considerada e um benchmark). Consideramos diferentes formas de calcular a média e a semivariância do erro de rastreamento. Iremos então minimizar uma função objetivo definida como uma combinação convexa da função risco menos o retorno esperado de erro de rastreamento. Chamamos de solução robusta a carteira factível que minimiza o valor da função objetivo no pior caso. Serão apresentadas simulações numéricas com dados de ações negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo (BOVESPA).

Palavras-chave : Média-semivariância; desigualdades matriciais lineares; otimização de carteiras; ferramenta computacional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português