SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue1Um método para auxiliar processos de restauração de sistemas de potênciaAplicação da transformada wavelet discreta na previsão de carga a curto prazo via redes neurais author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Sba: Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automatica

Print version ISSN 0103-1759

Abstract

MANSO, Luiz A. F.  and  SILVA, Armando M. Leite da. Modelagem de cargas variantes no tempo na avaliação de confiabilidade composta via simulação Monte Carlo não-seqüencial. Sba Controle & Automação [online]. 2004, vol.15, n.1, pp. 93-100. ISSN 0103-1759.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-17592004000100012.

Este artigo apresenta uma nova metodologia para avaliar a confiabilidade de sistemas compostos de geração e transmissão considerando cargas variantes no tempo. Baseado na simulação Monte Carlo não-seqüencial, o método proposto utiliza um modelo de Markov capaz de representar diferentes padrões cronológicos de carga para cada área ou barra do sistema. Um novo processo de estimação é proposto para avaliar o índice de freqüência de corte de carga (LOLF - loss of load frequency), sem a necessidade de presumir comportamento coerente para o sistema. Exemplos utilizando os sistemas MRTS (Modified IEEE Reliability Test System) e SSB (Sul-Sudeste Brasileiro) são apresentados e discutidos.

Keywords : Confiabilidade composta; simulação Monte Carlo; confiabilidade da geração e transmissão; modelagem de incertezas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese