SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Soluções ajustadas do FPO via modelo parametrizadoAlocação de unidades hidrelétricas no problema da programação da operação energética utilizando relaxação lagrangeana e lagrangeano aumentado índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Sba: Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automatica

versão impressa ISSN 0103-1759

Resumo

MATARUCCO, R. R. et al. Método da continuação aplicado na análise de contingência de linhas de transmissão. Sba Controle & Automação [online]. 2006, vol.17, n.2, pp. 138-154. ISSN 0103-1759.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-17592006000200003.

Este trabalho apresenta um método para a análise estática de contingências em Sistemas Elétricos de Potência utilizando o Método da Continuação. A margem de carregamento pós-contingência é obtida a partir do ponto de máximo carregamento do caso base. A magnitude de tensão de uma barra qualquer é usada como parâmetro na etapa de parametrização do fluxo de carga continuado. O ramo selecionado para avaliação da contingência é parametrizado por um fator de escalonamento que possibilita a remoção gradual do ramo e assegura a convergência nos casos em que o método diverge para a retirada total da linha de transmissão. Em geral, para a maioria das contingências analisadas são necessárias poucas iterações para a determinação do ponto de máximo carregamento pós-contingência. Mostra-se que o método pode ser usado como uma técnica alternativa para a averiguação e até mesmo para a obtenção da lista de contingências críticas fornecida pela função de análise de segurança de sistemas elétricos.

Palavras-chave : Método da Continuação; Colapso de Tensão; Fluxo de Carga; Ponto de Máximo Carregamento; Margem de Estabilidade de Tensão; Análise de Contingências.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português