SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número4Extração automática de mapas de atributos baseada em técnica bayesiana para localização de robôs móveisRedes neurais artificiais recorrentes aplicadas na correção de sinais distorcidos pela saturação de transformadores de corrente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Sba: Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automatica

versão impressa ISSN 0103-1759

Resumo

COELHO, Leandro dos Santos  e  MARIANI, Viviana Cocco. Evolução diferencial híbrida com programação quadrática aplicada ao problema de despacho econômico de energia elétrica. Sba Controle & Automação [online]. 2006, vol.17, n.4, pp.409-423. ISSN 0103-1759.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-17592006000400003.

Neste artigo propõe-se uma nova metodologia híbrida para resolução do problema de despacho econômico de energia elétrica com o efeito do ponto de válvula. O método híbrido proposto integra evolução diferencial (ED) com a técnica de programação quadrática seqüencial (SQP). A ED é utilizada como otimizador global e a SQP é utilizada para o ajuste fino da otimização, realizada pela ED. A metodologia híbrida e suas variantes são validadas para sistemas teste de 3, 13 e 40 unidades geradoras térmicas com funções incrementais de custo de combustível que levam em consideração o efeito de carregamento devido ao ponto de válvula. O método híbrido proposto supera e providencia soluções promissoras, em termos de eficiência, se comparadas com as obtidas pela ED e SQP sozinhas bem como de outras técnicas propostas na literatura para o problema de despacho econômico de carga com o efeito do ponto de válvula.

Palavras-chave : evolução diferencial; programação quadrática seqüencial; despacho econômico; efeito do ponto de válvula; método híbrido de otimização.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf epdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons