SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue2Algoritmo para identificação assintótica via APLS e sem conhecimento prévio de limitantesDetecção e classificação de faltas a partir da análise de registros oscilográficos via redes neurais artificiais e transformada wavelet author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Sba: Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automatica

Print version ISSN 0103-1759

Abstract

COSTA, José Alfredo Ferreira  and  ANDRADE NETTO, Márcio Luiz de. Segmentação de mapas auto-organizáveis com espaço de saída 3-D. Sba Controle & Automação [online]. 2007, vol.18, n.2, pp. 150-162. ISSN 0103-1759.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-17592007000200002.

O mapa de Kohonen (SOM) tem sido utilizado como ferramenta para visualização de dados de elevada dimensionalidade. Características importantes da rede SOM incluem a compressão de informação e a tentativa de manutenção da topologia dos dados. Dados similares no espaço de entrada deveriam ser mapeados no mesmo neurônio, ou em neurônios vizinhos. Uma das ferramentas de visualização de um mapa 2-D treinado é U-matrix, que apresenta as relações de distância de pesos entre neurônios vizinhos do espaço de saída. A suposição de preservação topológica não é verdade em muitos problemas envolvendo redução de dimensionalidade. Com a automação da detecção de agrupamentos na rede SOM espaços de saída maiores podem ser utilizados em problemas envolvendo a descoberta de classes em dados multidimensionais. Mostra-se a ocorrência de erros topológicos em um exemplo simples de agrupamentos de dados 2-D em um mapa com saída 1-D. Este artigo apresenta uma extensão da U-matrix, o U-array, para espaços de saída maior que 2-D e sua aplicação em conjunto com o algoritmo SL-SOM, que possibilita a detecção do número e o geometria das classes em mapas treinados. Todo o processo é não-supervisionado. A vantagem de trabalhar com dimensões mais elevadas no espaço de saída é a melhor preservação da topologia em problemas de análise automática de dados. Apresenta-se um exemplo de uso de descoberta de classes de dados não linearmente separáveis.

Keywords : Classificação não supervisionada de dados; segmentação de volumes; mapa de Kohonen; Redes neurais; mineração de dados.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese