SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue2Um algoritmo genético especializado aplicado ao planejamento da expansão do sistema de transmissão com alocação de dispositivos de compensação sérieModelo Neuro-Fuzzy Hierárquico Politree com aprendizado por reforço para agentes inteligentes author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Sba: Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automatica

Print version ISSN 0103-1759

Abstract

CUNHA, Caio D.; ARAUJO, Aldayr D.  and  MOTA, Francisco C.. Controlador em modo dual adaptativo robusto para plantas com grau relativo unitário: prova de estabilidade. Sba Controle & Automação [online]. 2007, vol.18, n.2, pp. 223-233. ISSN 0103-1759.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-17592007000200008.

Neste artigo é apresentada uma prova de estabilidade para o controlador em Modo Dual Adaptativo Robusto (DMARC) para plantas com grau relativo unitário. O DMARC é um controlador que interpola as estratégias de Controle Adaptativo por Modelo de Referência (MRAC) e o Controle Adaptativo por Modelo de Referência e Estrutura Variável (VS-MRAC) com o intuito de incorporar as vantagens de desempenho transitório de um VS-MRAC, com as propriedades de regime permanente de um MRAC convencional. Desta forma, deseja-se obter um sistema de controle robusto a incertezas paramétricas e perturbações externas, com desempenho rápido e pouco oscilatório durante o transitório e um sinal de controle suave em regime permanente.

Keywords : Controle em Modo Dual; Controle Adaptativo; Sistemas com Estrutura Variável.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese