SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue3An optical flow-based sensing system for reactive mobile robot navigationUsando redes neurais diretas e regras de produção no controle da concentração de hormônios tireoideanos author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Sba: Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automatica

Print version ISSN 0103-1759

Abstract

SOUSA, J. R. B.; SAUSEN, P. S.; LIMA, A. M. N.  and  PERKUSICH, A.. Redes de petri híbridas diferenciais: aplicação na modelagem e no gerenciamento dinâmico de energia de redes de sensores sem fio. Sba Controle & Automação [online]. 2007, vol.18, n.3, pp. 278-291. ISSN 0103-1759.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-17592007000300002.

Neste trabalho é apresentado um formalismo denominado Redes de Petri Híbridas Diferenciais para modelar e simular sistemas híbridos. Ele baseia-se nos principais elementos da semântica do autômato híbrido e no poder de modelagem das redes de Petri. Considerando que Redes de Sensores Sem Fio são sistemas híbridos, este formalismo é aplicado na modelagem de uma técnica de Gerenciamento Dinâmico de energia que baseia-se na Capacidade da bateria (GDC). Portanto, ao levar em conta as interações entre as dinâmicas destas redes obtém-se resultados mais realistas no estudo do consumo de energia. A técnica GDC proposta, em função da capacidade da bateria, define a freqüência de desligamento do nó sensor para permitir a recuperação da capacidade da bateria. Além disto, ela minimiza o tempo de desligamento do nó sensor, ao mesmo tempo que distribui esse tempo ao longo dos ciclos de trabalho do mesmo. Os resultados obtidos mostram que a técnica GDC proposta prolonga o tempo de vida do nó sensor.

Keywords : Sistemas Híbridos; Redes de Petri; Redes de Sensores Sem Fio; Gerenciamento Dinâmico de Energia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese