SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue3Redes de petri híbridas diferenciais: aplicação na modelagem e no gerenciamento dinâmico de energia de redes de sensores sem fioIdentificação e controle de processos via desenvolvimentos em séries ortonormais. Parte A: identificação author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Sba: Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automatica

Print version ISSN 0103-1759

Abstract

MARTINS, L. G. A.  and  MONTEIRO, L. H. A.. Usando redes neurais diretas e regras de produção no controle da concentração de hormônios tireoideanos. Sba Controle & Automação [online]. 2007, vol.18, n.3, pp. 292-300. ISSN 0103-1759.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-17592007000300003.

O hipotireoidismo é uma patologia que ocorre no sistema de regulação dos hormônios tireoideanos, decorrente da deficiência na produção ou na ação desses hormônios. A maioria dos pacientes hipotireoideos deve fazer reposição hormonal durante toda a vida. Neste trabalho, desenvolve-se um modelo de controlador para o fornecimento de medicamentos aos pacientes com hipotireoidismo primário, devido à remoção total da glândula tireóide. Duas redes neurais diretas com múltiplas camadas predizem as concentrações dos hormônios TSH e T4 existentes no sangue. Essas previsões e as concentrações correntes são utilizadas como entrada para o controlador. Baseando-se em um conjunto de regras de produção, define-se qual a dosagem da droga que é necessária ser aplicada, no presente, a fim de manter as concentrações hormonais dentro de faixas de regularidade, no futuro. A atuação do controlador deve ser tal que mudanças bruscas não ocorram na evolução temporal das concentrações desses hormônios.

Keywords : Hormônios tireoideanos; redes neurais; regras de produção.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese