SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número4Métodos de variável instrumental fuzzy para identificação de sistemasEstabilidade robusta de sistemas neutrais com atrasos variantes no tempo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Sba: Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automatica

versão impressa ISSN 0103-1759

Resumo

SILVA, Vilemar G. da; CASTELAN, Eugênio B.; TARBOURIECH, Sophie  e  GARCIA, Germain. Sobre projeto de observadores desacoplados de perturbação para sistemas descritores. Sba Controle & Automação [online]. 2007, vol.18, n.4, pp.423-433. ISSN 0103-1759.  https://doi.org/10.1590/S0103-17592007000400003.

Condições necessárias e suficientes para a existência de observadores de ordem reduzida desacoplados de perturbação para sistemas descritores lineares contínuos são apresentadas. Essas condições são baseadas na solução de uma equação de Sylvester generalizada, sob uma restrição que descreve o desacoplamento de perturbação do estado estimado e numa condição de posto que garante a existência de matrizes para a reconstrução de todas as variáveis de estado, também com desacoplamento de perturbação. Mostra-se que as condições para a existência do observador desejado estão associadas, fundamentalmente, a certas propriedades estruturais do sistema descritor. A partir destes resultados, propõe-se um algoritmo de projeto baseado em técnica de posicionamento de autoestrutura. Os resultados apresentados destinam-se, fundamentalmente, à aplicação em síntese de leis de controle do tipo realimentação de estados estimados. Um exemplo numérico ilustrativo do procedimento de projeto é apresentado.

Palavras-chave : Sistemas descritores; Observadores; Ordem mínima; Equação de Sylvester; Posicionamento de Autoestrutura.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons