SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número4Sobre projeto de observadores desacoplados de perturbação para sistemas descritoresCondições LMI do teorema do ganho pequeno escalonado para análise de estabilidade de sistemas incertos com atraso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Sba: Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automatica

versão impressa ISSN 0103-1759

Resumo

LEITE, Valter Júnior de Souza; PERES, Pedro Luis Dias; CASTELAN, Eugênio B.  e  TARBOURIECH, Sophie. Estabilidade robusta de sistemas neutrais com atrasos variantes no tempo. Sba Controle & Automação [online]. 2007, vol.18, n.4, pp.434-446. ISSN 0103-1759.  https://doi.org/10.1590/S0103-17592007000400004.

Condições suficientes na forma de desigualdades matriciais lineares são dadas para a análise de estabilidade robusta de sistemas lineares incertos do tipo neutral, nos quais assume-se que o vetor de estados possui atrasos variantes no tempo. Todas as matrizes do sistema são supostas invariantes no tempo, incertas porém pertencentes a um politopo cujos vértices são conhecidos. A estabilidade robusta do sistema incerto neutral é assegurada por meio de um funcional de Lyapunov-Krasovskii dependente de parâmetro. Além disso, mostra-se como condições para a estabilidade robusta de sistemas incertos contínuos no tempo com e sem atraso nos estados podem ser recuperadas a partir das condições propostas no trabalho. Exemplos numéricos ilustram os resultados obtidos.

Palavras-chave : Estabilidade robusta; sistemas neutrais; atrasos variantes no tempo; funcional de Lyapunov-Krasovskii dependente de parâmetro.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons