SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue1Automatic system for classification of isolated and multiple disturbances in electric signalsAnalysis of the transient and steady state performance of digital filtering algorithms used in numeric relays: convergence speed, overshoot and time constant sensitivity author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Sba: Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automatica

Print version ISSN 0103-1759

Abstract

RABELO, Ricardo de Andrade Lira; CARNEIRO, Adriano Alber de França Mendes; FERNANDES, Ricardo Augusto Souza  and  BRAGA, Rosana Teresinha Vaccare. Uma abordagem baseada em sistemas de inferência Fuzzy Takagi-Sugeno aplicada ao planejamento da operação de sistemas hidrotérmicos de geração. Sba Controle & Automação [online]. 2011, vol.22, n.1, pp. 49-64. ISSN 0103-1759.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-17592011000100005.

O planejamento da operação de sistemas hidrotérmicos de geração, em sistemas com grande participação hidráulica, como é o caso do sistema brasileiro, visa determinar uma política de operação que especifique como as usinas hidroelétricas devem ser operadas, de forma que os recursos hidroelétricos sejam utilizados com economia e confiabilidade. Este trabalho apresenta uma aplicação de sistemas de inferência fuzzy do tipo Takagi-Sugeno, responsável por obter uma política de operação (PBSIF - Política Baseada em Sistema de Inferência Fuzzy) que represente a operação otimizada de reservatórios para geração de energia elétrica, bem como da análise desta política e sua aplicação na simulação da operação de sistemas hidroelétricos. A política proposta é obtida pela otimização da operação energética das usinas hidroelétricas. Desta otimização extraem-se as relações entre a energia armazenada do sistema e o volume do reservatório de cada usina. Estas relações estão representadas nos parâmetros dos consequentes das regras linguísticas fuzzy do modelo de inferência de Takagi-Sugeno. De forma a ilustrar a eficácia da PBSIF, ela foi avaliada por meio da comparação do seu desempenho com a política de operação em paralelo; com a política de operação baseada em aproximações funcionais, que utiliza funções polinomiais e exponenciais, obtidas através do método dos mínimos quadrados; e também com o resultado obtido através da operação otimizada a usinas individualizadas. Com a metodologia proposta, procura-se demonstrar a viabilidade da obtenção e aplicação da PBSIF, e com os resultados obtidos, pretende-se ilustrar a eficácia e os ganhos energéticos advindos.

Keywords : Sistema de Inferência Fuzzy; Takagi- Sugeno; Planejamento da Operação; Sistemas Hidrotérmicos; Simulação da Operação; Política de Operação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese