SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue1Uma abordagem baseada em sistemas de inferência Fuzzy Takagi-Sugeno aplicada ao planejamento da operação de sistemas hidrotérmicos de geraçãoAdequating the ILUT preconditioner for the solution of power flow sublinear problem using GMRES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Sba: Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automatica

Print version ISSN 0103-1759

Abstract

MACHADO, Tatiane Martins et al. Análise da resposta em regime transitório e permanente de algoritmos para filtragem digital utilizados em relés numéricos: velocidade de convergência, overshoot e sensibilidade em relação a constante de tempo. Sba Controle & Automação [online]. 2011, vol.22, n.1, pp. 65-78. ISSN 0103-1759.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-17592011000100006.

Este trabalho visa avaliar o desempenho de algoritmos de filtragem digital para relés numéricos em termos da capacidade de rejeição da componente DC, resposta transitória, exatidão, freqüência de amostragem e imunidade a ruídos. Além dos filtros clássicos de Fourier de ciclo completo e Cosseno também, são consideradas duas Transformadas Discretas de Fourier (TDF) modificadas. Os sinais de corrente utilizados nos testes foram gerados por equações matemáticas e por simulações computacionais em um sistema teste. Os resultados mostram que na maioria dos casos os filtros de Fourier modificados apresentam o melhor desempenho. Esses algoritmos exigem um maior esforço computacional, devido ao número de operações matemáticas envolvidas. No entanto, esse fato não causou aumento considerável no tempo de simulação.

Keywords : Filtragem digital; relés de proteção; sinais exponenciais decrescentes.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese