SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número6Kinematic control of constrained robotic systemsChaos theory applied to input space representation of autonomous neural network-based short-term load forecasting models índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Sba: Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automatica

versión impresa ISSN 0103-1759

Resumen

ENGLEITNER, Raffael et al. Análise estática normalizada com variação de frequência e carga para o conversor classe-E utilizando transformadores piezoelétricos. Sba Controle & Automação [online]. 2011, vol.22, n.6, pp. 573-584. ISSN 0103-1759.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-17592011000600003.

Os transformadores Piezoelétricos permitem o projeto de aplicações promissoras para fontes de alimentação até 100W, melhorando a eficiência, reduzindo o tamanho, facilitando a obtenção de grandes relações de transformação, além de proporcionar alta imunidade contra ruídos eletromagnéticos e interferências. Por apresentarem um modelo elétrico equivalente de característica ressonante, utilizam-se topologias de conversores ressonantes para projetar estes conversores, como por exemplo, a topologia Classe-E. Para facilitar a análise de conversores de ordem superior, pode-se utilizar um método de análise normalizado. O controle do conversor Classe-E utilizando transformadores piezoelétricos é implementado através da variação da freqüência e da razão cíclica de operação. O ganho estático é regulado através da variação da freqüência de chaveamento, e a razão cíclica muda para atender as condições de comutação suave para diferentes freqüências. Este artigo apresenta uma análise completa normalizada deste processo, incluindo variação normalizada da frequência e carga, permitindo escolher um ponto ótimo de projeto estático e avaliar seu comportamento com a variação de frequência, sem a necessidade de parâmetros de projeto. São mostrados resultados experimentais para um conversor abaixador de 3W, para uma entrada universal de 85-260VAC e saída de 6VDC, para validar a metodologia apresentada.

Palabras llave : Conversor Classe-E; Conversores Ressonantes; Transformadores Piezoelétricos; Análise Normalizada.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · pdf en Inglés