SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número6Chaos theory applied to input space representation of autonomous neural network-based short-term load forecasting modelsApplying global time Petri net analysis on the embedded software context índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Sba: Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automatica

versión impresa ISSN 0103-1759

Resumen

ZAMBELLI, Mônica et al. NEWAVE versus ODIN: comparação entre modelo estocástico e determinístico no planejamento da operação energética do sistema interligado nacional. Sba Controle & Automação [online]. 2011, vol.22, n.6, pp. 598-609. ISSN 0103-1759.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-17592011000600005.

Este artigo compara o modelo NEWAVE, uma abordagem baseada em programação dinâmica dual estocástica usada no Brasil para o planejamento da operação de médio prazo, com o modelo ODIN (Otimização de Despacho Interligado Nacional), uma abordagem determinística baseada em modelo de controle preditivo. A primeira adota uma representação agregada do sistema e aproximações lineares para possibilitar a aplicação da técnica de programação dinâmica ao sistema brasileiro. A última usa um algoritmo de otimização não linear considerando vazões futuras previstas com uma representação detalhada das usinas individualmente. Dados de fontes oficiais foram usados para formular um caso de estudo sobre o planejamento mensal de Janeiro de 2011 que considera os planos de expansão até dezembro de 2015. Os testes foram realizados por simulação utilizando 75 séries históricos de vazões. Em comparação com o planejamento fornecido pela abordagem estocástica em vigor, a abordagem determinística proposta apresentou desempenho superior devido ao uso mais eficiente dos recursos hídricos, levando a uma operação mais segura e econômica.

Palabras llave : Sistemas de potência; planejamento hydrotérmico; otimização não linear; otimização estocástica; operação de reservatório; modelo NEWAVE; modelo ODIN.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · pdf en Inglés