SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue3Analysis of forecast error of monthly streamflow with different forecast horizonsAplicação do método GMRES em estudos de estabilidade de sistemas de energia elétrica author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Sba: Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automatica

Print version ISSN 0103-1759

Abstract

USIDA, Wesley F.; COURY, Denis V.; FLAUZINO, Rogério A.  and  SILVA, Ivan N.. Alocação eficiente de indicadores de faltas em um sistema de distribuição real usando computação evolutiva. Sba Controle & Automação [online]. 2012, vol.23, n.3, pp. 306-320. ISSN 0103-1759.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-17592012000300005.

Este trabalho propõe uma abordagem computacional evolutiva para a resolução do problema de alocação de dispositivos indicadores de faltas (IFs) em alimentadores primários de distribuição de energia elétrica. De forma mais específica, o problema de se obter o melhor local de instalação é solucionado por meio da técnica de Algoritmos Genéticos (AGs) que busca obter uma configuração eficiente de instalação de IFs no tronco principal de um alimentador de distribuição. Assim, faz-se a modelagem do mesmo na forma de um problema de otimização orientado à melhoria dos indicadores de qualidade do serviço e ao encontro de uma solução economicamente atraente. Os resultados com dados reais comprovam a eficiência da metodologia proposta.

Keywords : Algoritmos genéticos; Indicadores de faltas; Qualidade do serviço; Distribuição de energia elétrica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese